Para uma melhor experiência,
por favor rotacione o dispositivo.

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade.

Exposição do Arquivo Judiciário do TJSE

EXPOSIçãO
GRATUITO
De 19 de Out a 22 de Out
Para comemorar seu aniversário de mais de três décadas, o Arquivo Geral do Judiciário lança nesta quinta (19/10), às 18h, a exposição “Nossa história está aqui: Democracia, Verdade e Memória”, que permanecerá aberta até o sábado, 21, no mall da Marisa. O lançamento contará com a presença de autoridades, pesquisadores e membros da Comissão Estadual da Verdade.

A exposição apresenta documentos de diversas épocas da história sergipana, como a carta de alforria mais antiga custodiada no Arquivo, de 1704, que integra a documentação pertencente à Comarca de Estância; e um documento de doação de escravo, de 1870, originado na Comarca de Itabaiana.

Outro destaque da exposição é o subtema “Memória, Verdade e Repressão em Sergipe nos anos 50”. Esse segmento é fruto da pesquisa realizada pela Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo”, nos acervos do Arquivo Judiciário. Entre os registros apresentados estão documentos apreendidos como prova no curso do inquérito policial instalado para identificar pessoas que ainda estivessem vinculadas ao partido comunista, o que tinha acabado de se tornar ilegal, o que culminou com mais de 100 pessoas denunciadas.

Outros documentos destacam manifestações sobre o Dia Internacional da Mulher, inclusive com a realização da 1ª Conferência Estadual Feminina de Sergipe, da qual participaram ícones sergipanos como a professora Ofenísia Freire.

Os visitantes conhecerão ainda o trabalho de restauro de documentos, realizado pelo Arquivo Judiciário, que possui o único laboratório desse tipo no Estado. Os visitantes poderão conhecer ferramentas e materiais empregados em restauro. Um vídeo também estará em exibição sobre a visita de crianças do ensino fundamental ao Arquivo com o objetivo de conhecerem mais da história sergipana e da preservação da memória.
19 de Out a 22 de Out