Para uma melhor experiência,
por favor rotacione o dispositivo.

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade.

Viva Sergipe RioMar

EXPOSIçãO
GRATUITO
De 18 de Ago a 25 de Ago
Celebrado em 22 de agosto, o Dia do Folclore ganhará homenagens especiais no RioMar Aracaju. Em parceria com o Instituto Banese, o empreendimento irá brindar o público com um pedacinho do Museu da Gente Sergipana, dentro do shopping.
O espaço lúdico-educativo intitulado “Viva Sergipe RioMar”, contará com três brinquedos que reverenciam a nossa cultura popular. Para a diversão de crianças de todas as idades, as atrações ficarão expostas de 18 a 25 de agosto, em frente à Leader, no primeiro piso do shopping. O evento irá destacar o folclore local, buscando enaltecer a sergipanidade, através da valorização da nossa identidade cultural.
Durante o período, a exposição apresentará algumas brincadeiras utilizando as manifestações culturais como Lambe-sujos e Caboclinhos, Chegança, personagens da cultura popular representados no Largo da Gente e o estandarte do Museu. Além de celebrar a cultura popular, o evento irá promover a diversão do público.
O espaço também será contemplado com uma mostra fotográfica das principais manifestações culturais do estado, capturadas pelas lentes de Adilson Andrade, Arthur Leite, Igor Graccho, Ju Fontes e Pritty Reis. A exposição "Expressões da Gente" ficará ancorada no RioMar Shopping de 18 de agosto a 1º de setembro, no mesmo local do evento.

Brincadeiras para celebrar o Dia do Folclore
Pebolim da Gente
Pebolim “Lambe-sujos e Caboclinhos” - A luta entre os negros e os indígenas prevê a captura da princesa dos Caboclinhos pelos Lambe-sujos, as batalhas para o resgate da princesa e o aprisionamento dos raptores.
Pebolim “Chegança” – A guerra entre cristãos e mouros é o tema deste folguedo, vindo de antigas tradições ibéricas e inspirado em romances que narram aventuras marítimas.
Xadrez da Gente
No mês em que o Museu da Gente Sergipana (M.G.S.) comemora “O Mês das Culturas da Gente”, os personagens das manifestações culturais presentes no Largo da Gente Sergipana serão utilizados como peças de um jogo de xadrez. As regras serão as mesmas do jogo convencional, porém as peças serão substituídas pelos personagens que representam a cultura local.
Baú Cultural
O baú conta com vestimentas utilizadas pelos personagens do Largo da Gente Sergipana e um estandarte do Museu da Gente Sergipana para sessões de fotos.
18 de Ago a 25 de Ago
10h às 22h